Empreender na Música

Você sabe a importância de conhecer os equipamentos do estúdio?

Em uma matéria que fizemos na semana passada, listamos as 6 etapas da produção musical. Se você leu todas, percebeu que a mais importante que destacamos foi a pré-produção.

Mas por que ela é a mais importante?

A etapa da pré-produção é muito importante porque é o momento em que forma da música será desenhada definitivamente. É também o momento em que toda a preparação e planejamento serão desenvolvidos, para que a captação funcione de maneira impecável. (se for preciso, volte ao texto que fizemos e entenda melhor).

É na etapa da pré-produção também que você deve pesquisar mais a fundo quais equipamentos serão usados no processo de captação e como isso funcionará. Por isso, esse texto pode te ajudar! Quais os benefícios de conhecer os equipamentos do estúdio antes de gravar?

 

Otimizar o tempo na fase da captação

Quando fechamos a gravação de um single ou um CD em um estúdio, temos um tempo para realizar todo o processo. Até porque, não é interessante para o estúdio agarrar em uma produção, pois ele perde a possibilidade de fechar com outros clientes.

Por isso, ir ao estúdio e conhecer melhor sobre os equipamentos disponíveis e as formas usadas para captação pode adiantar em muito esse processo, pois irá fazer com que você chegue no dia da captação bem mais familiarizado com tudo.

 

Conseguir o melhor som do seu instrumento

Cada equipamento tem uma particularidade e vai transmitir o som de uma determinada forma e com um determinado timbre — o que influenciará fortemente no resultado. Vamos supor que você está acostumado a ensaiar em um estúdio, com determinados equipamentos e está bem familiarizado com eles. Todas as composições da sua banda foram feitas a partir deles, inclusive.

No momento de gravar (caso seja feita em um estúdio diferente), o som que você estava acostumado a tirar pode sair bem diferente caso sejam outros equipamentos. Inclusive a acústica do local influenciará também no momento de captação.

Por isso, use o momento da pré-produção para se familiarizar com todas essas variáveis e entender qual som aqueles recursos disponíveis podem trazer para a sua música.

 

Melhorar a comunicação com o seu produtor musical

Todo compositor cria um trabalho com uma ideia na cabeça — o que aos poucos vai se transformando quando colocada em prática. E geralmente, todo autor é muito apegado à sua criação.

Porém, quando uma banda chega no estúdio, ela tem que entender que a música executada ao vivo não será exatamente a mesma da gravada. Isso porque além de algumas das variáveis já citadas acima, o produtor musical certamente irá dar sua opinião a respeito da composição e das formas que ele (com seu know how e experiência) pode agregar para que a canção fique ainda melhor.

Por isso, saber como os equipamentos funcionam e como será feita a captação, pode melhorar a comunicação da banda com o produtor. Isso é muito importante porque, apesar dele ter toda a parte técnica do negócio, somente quem a produziu sente qual é o feeling e a verdade que deseja passar — e isso não pode ser perdido.

Por isso, para ter argumentos com seu produtor e conseguir comunicar melhor com ele, você deve conhecer melhor os equipamentos do estúdio.

 

Gostou de saber a importância disso? Espero que esse post tenha lhe ajudado a aproveitar melhor sua pré-produção! Boa sorte!

 

Conhece algum outro benefício que não citamos no texto? Comenta aqui embaixo!

 

Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *