Empreender na Música

Aumente suas chances de tocar em uma casa de show!

Já pensou por que sua banda dificilmente consegue tocar em uma casa de show? Já ficou puto ao imaginar que existe uma panelinha inquebrável na cena cultural da sua cidade? Pois é, acho que esse post pode te ajudar a olhar essa situação por uma outra perspectiva!

Uma das principais características de possuir uma cultura empreendedora é enxergar em todos os problemas uma grande oportunidade! Pode ter certeza que, qualquer empreendedor de sucesso com que você tiver a oportunidade de conversar, ele vai ter esse traço como característica.

Por isso, separamos 3 dicas para te ajudar a tocar em uma casa de show desejada:

  1. Esteja na rua, marque presença!

Um dos erros mais comuns de músicos iniciantes e ou que estão começando na carreira autoral é achar que para fazer sucesso é necessário apenas ter uma boa música e esperar um grande produtor olhar para você. Errado!

Algo que percebemos fortemente em nossos festivais é que as bandas autorais novas não escutam o que é de novo na cidade! Ou seja, se você ficar em casa esperando que a sua vida na música aconteça do nada, pode desistir!

Muito do sucesso de uma banda está relacionado com o seu grau de atuação na cena que faz parte. Isso muda muito as coisas, principalmente por causa do networking (contatos). É assim que as portas se abrem e também é assim que se cria uma cena forte e unida! Por isso, ESTEJA PRESENTE, DÊ AS CARAS, DEIXE QUE TE CONHEÇAM! Pode ter certeza que quando todo o segmento se populariza fica mais fácil para todo mundo!

2.Invista em seu público

Você já pensou em inverter a lógica do processo? Ao invés de você depender de um local para tocar e só aí conseguir conquistar um público, por que não conquistar um público fiel e somente aí buscar uma casa de show?

Isso é super possível, principalmente em um cenário de redes sociais. Pensa no seguinte: como você virou fã da sua banda internacional preferida? Com certeza, pela forte comunicação e qualidade musical que você teve acesso a partir de várias mídias — e não por vê-la tocar ao vivo.

Isso ficou muito forte nos dias atuais, devido a liberdade que temos de produzir conteúdo. Por isso, tenha em mente qual mensagem você quer passar e corra atrás de fidelizar um público. Feito isso, é impossível não convencer qualquer lugar a receber sua banda — afinal, o que as casas querem é lotação!

3.Faça Parcerias, Empreenda na área

Está difícil de participar de festivais? Crie um!

O empreendedorismo, quando internalizado, é uma ótima maneira de encontrar soluções criativas para problemas comuns! É mais fácil atrair público e convencer uma casa de show de receber uma banda, quando se trata de um festival ou até mesmo de uma parceria entre várias bandas juntas!

Corra atrás de uma turma que está com o mesmo problema que você e produzam algo juntos! Essa força pode ser a grande oportunidade para a sua entrada definitiva na programação da cidade! boa sorte!

Gostou das dicas que demos a esse respeito? Tem alguma que você acrescentaria como sendo essencial? Comenta aqui embaixo.

Padrão

2 comentários em “Aumente suas chances de tocar em uma casa de show!

  1. Pingback: Editorial Banda - Evil Matchers - Rock Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *