Empreender na Música

4 profissionais dos bastidores de um show que você deve conhecer

Na semana passada, postamos uma matéria muito legal sobre como “meter o louco” e tocar por várias partes do Brasil. Se você ainda não leu, corre lá que está muito bom, cheio de dica de ouro para você e sua banda.

Ok, vimos que um grande gargalo é como tocar por várias partes do país. Porém, depois de entendido como fazer isso, é importante que se entenda um pouco mais sobre os bastidores de um bom show.

Para isso, separamos 4 profissionais da área musical que você tem que conhecer se quiser trabalhar da melhor forma na estrada. Confira:

1. Roadie

A palavra “roadie” é derivado de “road”, que em inglês significa estrada. Só por esse começo já é possível supor que esse cara vai ser imprescindível quando você e sua banda começarem a cair na estrada, não é?

Pois é, o roadie é parte essencial no caminho da profissionalização de uma banda. Ele vai ser o responsável por montar os instrumentos e certificar que o rider técnico foi cumprido. Essas são algumas atividades que dependem dele:

  1. Transportar os cases e malas com todos os instrumentos (da van pro local do show e vice e versa);
  2. Montar e organizar os equipamentos no palco;
  3. Afinar os instrumentos e deixar tudo pronto para a passagem de som;
  4. Se houver montagem de cenário, luzes e gravação de vídeos, ele também dá todo o suporte.
  5. E durante o show, é ele quem irá salvar a sua pele se a corda arrebentar.

O ideal é que cada banda em atividade tenha um roadie próprio. Porém, sabemos que no cenário underground a realidade é um pouco diferente, principalmente pela baixa capacidade de investimento das bandas, que acaba topando fazer todo esse processo para evitar custos.

A nossa dica é: inclua o valor do roadie no momento de fechar com a casa de show. Se o show não for remunerado, invista em levar um roadie em show maiores e que possam trazer mais resultados para a marca de vocês. Ou seja, use os recursos que dispõe de forma estratégica.

2. Técnico de som

Esse é um tópico importante, pois a comunicação com o técnico de som é motivo de muitas brigas e desgastes. Para quem ainda não sabe, o técnico de som, como o próprio nome sugere, é o responsável pelo som da casa de show e deve ser um parceiro de vocês.

Na maioria dos concertos, o encontro com esse profissional vai se dar bem antes do show em si, no momento da passagem de som. (Leia esse nosso post em destaque e saiba como fazer isso de forma mais profissional possível!)

IMPORTANTE: O bom ou mau entendimento com ele vai influenciar diretamente no resultado do seu show para o público. Portanto, saiba conversar e alinhar todas as demandas de som que sua banda possui!

3. Produtor de eventos

Se você está rodando pelo país para difundir sua música, certamente vai encontrar vários produtores de eventos por aí. Eles trabalham de forma independente (criando seus próprios festivais) ou prestam serviços para casas que precisam de música ao vivo de forma recorrente.

É importante saber da existência desse profissional que é o maior responsável por toda a gestão e realização de um evento. Inclusive, se algo der errado antes, durante ou após o show é ele que você deve procurar em primeira mão. Confira abaixo algumas atividades-chaves desse cargo:

  1. Gestão de toda a logística de um show;
  2. Responsável pela programação das apresentações;
  3. Acompanhar o andamento do evento, para garantir que tudo saia como previsto.
  4. Fechamento de contrato com as bandas, definindo direitos e obrigações da mesma.

4. Diretor de Palco

Deixamos para citar esse profissional por último, não porque ele não seja importante. Mas é que em mercados independentes, principalmente em países com pouco incentivo como o Brasil, é difícil encontrar um Diretor de Palco por causa dos baixos recursos disponíveis. A não ser em grandes festivais e em show de bandas que já são consagradas. Geralmente, essa função acaba sobrando para o roadie também.

Porém, se você almeja alcançar a profissionalização de seu trabalho na música, é muito importante que você saiba o que e como um Diretor de Palco pode te ajudar em turnês ou em shows isolados.

Como o nome já sugere, ter um profissional desse ao lado é garantir que tudo o que acontecerá no palco, desde montagem de equipamentos à luz e vídeo, vai estar sendo coordenado por alguém. Ele será o destinado a:

  1. Alinhar com a produção das casas todos os recursos disponíveis;
  2. Coordenar todos os profissionais atuantes no palco (profissional de luz, profissional de câmera etc.)
  3. Certificar que tudo ocorra como planejado, sempre levando em consideração as limitações do espaço de apresentação.

Esses foram alguns profissionais relacionados aos bastidores de um show que achamos importante destacar. Você sabia da existência de todos eles?

 

Existe algum outro que não citamos e que seja indispensável para a realização de uma apresentação impecável? Comenta aqui embaixo!

Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *